Receita de brownie fit para alegrar a dieta

Opção bem gostosa (e mais saudável) de um docinho para matar a vontade!

brownie fit funcional

Oi, gente!

Tudo bem?

Eu estou bem longe de ser um exemplo de alimentação saudável ou corpinho dentro dos padrões de beleza, rs, mas sempre que posso tento fazer um docinho mais saudável para não enfiar o pé na jaca toda hora… Porque, acreditem em mim: se eu pudesse, comeria doces o dia inteiro, todos os dias.

Mas, ainda mais durante a gestação, preciso dar uma aliviada nos ingredientes mais industrializados ou muito ruins para o organismo (como o açúcar branco e a farinha branca, por exemplo). Com isso, dou vez a opções melhores e menos prejudiciais.

Essa receitinha de brownie fit é perfeita para esses dias que não queremos abrir mão do doce! Ela não chega a ser low carb ou algo do tipo, mas com certeza é bem melhor do que a receita tradicional. Vale dizer: “melhor” no sentido “mais saudável”, não necessariamente mais gostosa. É uma delícia, mas nada como as versões tradicionais, né? hahahahahahah Aproveitem!

 

Brownie fit

Ingredientes:
  • 250 gramas de chocolate meio amargo picado (no mínimo 75%)
  • 100 gramas de óleo de coco ou manteiga sem sal
  • 4 ovos
  • 1 colher das de chá de fermento em pó
  • 80 gramas de fécula de batata (mais ou menos 1/2 xícara)
  • 160 gramas de farinha de arroz
  • essência de baunilha a gosto (opcional)
  • 40 gramas de cacau em pó (mais ou menos 4 colheres das de sopa, não muito cheias)
  • 160 gramas de açúcar mascavo ou açúcar de coco
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio (opcional, mas é esse ingrediente que deixa o brownie mais escurinho)
  • Nozes e mais chocolate picado (opcionais)
Modo de preparo:

Derreta a manteiga e o chocolate picado no micro-ondas (ou em banho maria) e reserve na geladeira. Em outra vasilha, misture o óleo, os ovos inteiros, a fécula de batata, a farinha de arroz, a essência de baunilha, o cacau em pó e o açúcar mascavo. Junte a manteiga derretida com chocolate e, por último, acrescente o fermento e o bicarbonato de sódio. Se quiser, misture os pedaços de chocolate picado ou nozes agora, na massa.

Em uma forma forrada com papel manteiga, despeje a massa e leve ao forno por 20 minutos a 200 graus. O ponto correto é é aquele que o palitinho ainda sai sujo. Diferente do bolo, que tem que ficar sequinho, o brownie perfeito é aquele com casquinha em cima e molhadinho no meio.

Quando estiver pronto, desenforme e consuma quente, em temperatura ambiente ou gelado – fica bom de qualquer maneira! Você pode derreter mais chocolate 75% para usar como calda ou peneirar o que quiser por cima, como cacau em pó ou açúcar mascavo, por exemplo.

 

E se quiser acrescentar ainda mais amor à sua dieta, confira:

É brownie fit, é pão low carb, é smoothie saudável e refrescante, é tudo amor, gente! Quem disse que fazer dieta é ruim? Ok, as vezes é ruim sim… Mas, pelo menos assim a gente tenta tornar tudo mais interessante, né? Espero que gostem!

Beijos,

Gi

Tô por aqui também:
Insta: @gifrugis
Face: Facebook.com/gifrugis
Twitter: @gi_frugis