8 motivos para adotar um animal

Adotar um animal é sinônimo de AMOR!

 

Olha só quanto amor nesses olhinhos!

Já tentou contar quantos cachorros passam por você na rua durante uma semana? Quanto mais você olhar para os lados e prestar atenção, mais cachorrinhos e gatinhos precisando de uma família você verá. É muito triste, mas é verdade. Apesar do trabalho INCRÍVEL que algumas organizações fazem, ainda há muito abandono e, consequentemente, muitos animais na rua precisando do amor de uma família.

E além do abandono, ainda há, também, muito preconceito com animais sem raça definida. Isso faz com que muitos abrigos continuem lotados, diminuindo sua capacidade de trabalho com aqueles bichinhos que ainda estão por aí. Por isso, minha pergunta hoje é para você: o que te faz achar que adotar é ruim?

 

Aí vai uma lista de 8 motivos para adotar um animal. Espero que gostem!

nº 1: não custa nada 

Para comprar um animal de raça, você vai precisar abrir a carteira. E digo mais: tem raças caras pra caramba, ainda mais de cachorro! Adotar um animal não custa absolutamente na-da. Por zero reais, você ganha um melhor amigo que vai te amar acima de todas as coisas!

 

nº 2: abre uma vaga para outro animal

Ao adotar um animal, você automaticamente dá uma chance de vida melhor para outro animal que está na rua. Então, além de dar um lar para um, você tira da rua outro. Não é incrível?

 

nº 3: adeus, comércio de vidas

Ao comprar um animal, você está incentivando, mesmo que indiretamente, o comércio e a criação clandestina dos bichos. E essas práticas maltratam DEMAIS os animais. Vou fazer um post em breve falando especificamente sobre isso, aviso vocês! Mas, é simples: quanto mais pessoas adotarem e menos pessoas comprarem, essas atividades horrorosas, com o tempo, vão sumindo.

 

nº 4: há adultos disponíveis

Quer um companheiro mais calmo, que você não precise se preocupar se vai morder os móveis ou sair correndo com as suas meias? Adote um adulto! Há muuuuuuuitos animais adultos nos abrigos esperando por uma oportunidade para mostrar a uma família o quanto são incríveis. Escolhendo um cachorro adulto, você terá um cão mais calmo e que demanda bem menos atenção do que um filhote.

 

nº 5: Muita saúde

Normalmente, animais que vêm da rua possuem um sistema imunológico fortalecido. Afinal, eles precisam aguentar frio, calor, chuva, vento, comem do lixo… Enfim, a saúde de um cachorro que veio da rua é forte como a de um cavalo! Você, com certeeeza, gastará bem menos com um amicão adotado.

Aliás, vale dizer que cachorros de várias raças (vou falar especificamente de cachorros, porque não entendo muito de gatos) têm vários problemas de saúde – se já não nascem com algum tipo de doença, são propensos a ter. Por exemplo: labradores têm propensão à displasia muscular, cachorros de focinho achatado (pug e bulldog, por exemplo) possuem propensão a problemas respiratórios e por aí vai… E dá gasto, viu?

 

nº 6: únicos no mundo

Já parou para pensar que adotar um vira-lata é sinônimo de ter um membro exclusivo na sua família? Não há nenhum vira-lata igual a outro no mundo, então você terá um animalzinho exclusivo para chamar de seu. É muito amor!

 

nº 7: amor incondicional 

Todo cachorro ou gato, comprado ou adotado, possui um coração gigante que está preparado para te amar demais. Mas, os animais resgatados da rua já sofreram muito, principalmente aqueles que tinham uma família antes e foram largados ao relento (como tem gente capaz disso?).

Ao dar um novo lar para esses seres lindos, você estará dando muito mais do que isso em conjunto: amor, carinho, calor humano e diversão. E acredite, se tem uma coisa que os animais sabem ser é gratos. Essa gratidão fará com que eles amem mais você mais do que a eles mesmos.

 

nº 8: lealdade

Adotar um animal é sinônimo de ter um companheiro leal, que estará ao seu lado enquanto ele viver. E acredite: ele seria capaz de dar a vida dele pela sua, se fosse necessário. Quem mais faria isso por você?

 

 

Motivo extra: você pode adotar um animal de raça!

E se você fizer muita questão de ter uma raça específica, de repente é um sonho e você não quer abrir mão, então tente procurar em algumas ONGs. Muitas vezes, há, sim, um cãozinho (ou gatinho) de raça precisando de um lar. No Instituto Luisa Mell, por exemplo, vira e mexe tem cães e gatos de raça que foram abandonados (filhotes e adultos) precisando de uma nova família. Basta procurar um pouquinho!

Essa campanha “Somos todos vira-latas!”, da Ampara Animal, é INCRÍVEL! Vale pesquisar e ver outras fotos 🙂

Instituições para você adotar e/ou ajudar

Espero ter dado uma nova perspectiva para vocês. E se você se interessou e quer conhecer melhor o trabalho de algumas ONGs e ver os animais disponíveis, vou deixar aqui alguns contatos das ONGs e institutos que eu sigo.

 

Instituto Luisa Mell

Site: http://ilm.org.br/

Insta: @institutoluisamell ou @luisamell

 

Ampara Animal

Site: http://amparanimal.org.br

Insta: @amparanimal

 

Mapaa

Site: www.mapaa.org.br

 

Catland (gatinhos)

Site: http://www.catland.org.br

Insta: @catlandrescue

 

Vale lembrar que existem, SIM, canis que desenvolvem um trabalho sério e não maltratam os cães que vendem. Mas, essa realidade deveria ser a maioria, não a minoria. Enquanto a prática de venda de cães for maioritária e as leis e punições não forem severas, muitos vão continuar se aproveitando para vender vidas como se fossem mercadorias.

Então, um outro apelo: se mesmo com todos os motivos acima eu não te convenci, e você continua querendo comprar um cachorro (gato, ou o que seja), pesquise MUITO o local em que você está pensando comprar. Visite, veja todos os pais e mães daquele canil (porque podem te mostrar uma fêmea linda, mas a verdadeira mamãe está escondida, toda ferrada e sofrendo), onde eles vivem, do que se alimentam, peça exame de sangue… Enfim, pesquise tudo o que puder. Não faça com que outros cachorros sofram!

Lembre-se: nenhuma vida deve ser vendida. Toda vida deve ser amada e respeitada!

 

Beijinhos,

Gi

 

Tô por aqui também:
Insta: @gifrugis
Face: Facebook.com/gifrugis
Twitter: @gi_frugis