Home Office: dicas para ter foco e organização

E muitas fotos para você se inspirar!

 

home office

Há pouco mais de um ano e meio, meu escritório fica dentro de casa. E confesso que, durante os primeiros meses, foi MUITO difícil me concentrar e realmente dedicar meu tempo ao que precisava ser feito. Porque eu não tinha um espaço que fosse inteiramente dedicado ao meu trabalho. Eu sempre pegava o meu notebook e trabalhava no meu quarto, ou na sala –  e com a televisão ligada, claro.

Não faço mais isso? É claro que faço, hahahah! Mas com uma diferença: hoje, eu tenho o meu home office mesmo, então apenas quando estou com a agenda mais tranquila que eu me permito trabalhar da cama, do sofá, ou de onde quer que seja. Em dias muito cheios e atribulados, mergulho no meu espacinho de trabalho e não há ser humano que me tire dali.

Essa é a minha principal dica: tenha um espaço só seu, dedicado para o seu trabalho. Isso fará TODA a diferença. E além disso, tem muitas outras dicas legais que vão te ajudar a ser mais focado e organizado. Separei várias dicas e fotos de home office para vocês se inspirarem e conseguirem, finalmente, construir uma rotina de trabalho mesmo que dentro de casa.

 

Dica nº 1: Tenha uma agenda

Seja uma agenda física, agenda virtual, um planner ou simplesmente um caderno, ter um espaço para anotar todas as suas pendências, atividades e prioridades facilita MUITO a organização do dia.

Eu não gosto de calendários e listas virtuais – confesso que sou meio old school. Prefiro a minha boa e velha amiga agenda! Escrevo absolutamente TUDO o que eu tenho para fazer nela, e isso me ajuda muito a tentar me manter  em dia com as minhas tarefas e obrigações.

Fonte: Pinterest

 

Dica nº 2: Estipule horários

É claro que, trabalhando de casa, rola muito mais flexibilidade de horários – você almoça a hora que der fome, faz intervalos quando quer, e assim por diante. Mas, nem sempre isso é bom.

De vez em quando, é muito gostoso dormir até mais tarde ou parar de trabalhar mais cedo. Só de vez em quando! Porque se você perder o controle, quando se der por si estará acordando às 13h e trabalhando até 2 horas da manhã – vai por mim, sei muito bem como é isso.

Então, estipule horários! Faça isso por você.

Fonte: Pinterest

 

Dica nº 3: Organize seu home office

Apesar de ser virginiana, meu ascendente em Sagitário e minha Lua em Peixes anulam qualquer senso de organização que exista em mim. Sou muito bagunceira e assumo. Mas, quando se trata de trabalho, organização é essencial – e eu sei que é muito chato ouvir isso, mas é verdade.

Organização te mantém focada e permite que sua criatividade flua. Vale a pena deixar o cantinho do trabalho limpinho e com tudo em seu devido lugar. Pelo menos o cantinho do trabalho, vai!

Fonte: Pinterest

 

Dica nº 4: Não deixe para depois

Postergar é a PIOR ATITUDE de quem trabalha em casa. Porque acaba virando uma bola de neve: você posterga isso, deixa de fazer aquilo… Sempre pensando que pode começar mais tarde. Gente, sério, não façam isso! Dá desespero ver 35 mil coisas atrasadas depois, e aí você acaba fazendo tudo correndo. Não vale a pena MESMO.

Fonte: Pinterest

 

Dica nº 5: Esqueça as redes sociais

Sim, eu sei, é muito duro ler isso. Mas faz parte. Enquanto você viajar na timeline do Facebook ou na aba explorar do Insta, seu trabalho não vai render. Aproveite para checar as redes nos intervalos, hora do almoço, de noite, enfim… Mas enquanto estiver trabalhando, não rola!

Fonte: Pinterest

 

Dica nº 6: Faça intervalos constantes

Essa é a dica de ouro para mim. Foi o que mais ajudou a me organizar e fazer meu trabalho render: a cada 50 minutos de trabalho, faça 10 minutos de pausa. Gente, dá muuuuuuuuuuuuuuito certo e é maravilhoso, juro para vocês!

É preciso respeitar os 10 minutos de pausa, sem transformá-los em 15 ou 20. E no começo isso pode ser difícil. Mas quando se torna hábito, é uma porta para o sucesso, hahaha. Minha criatividade rende muito mais, meu ânimo é outro, consigo focar no que estou fazendo, enfim, eu amo!

Fonte: Pinterest

 

Espero que as dicas ajudem vocês assim como me ajudaram – adoraria saber disso tudo quando comecei a trabalhar de casa, hahaha!

 

Tem mais alguma dica boa por aí sobre home office? Conta nos comentários!

Me acompanhe também nas redes sociais:
Insta: @gifrugis
Face: Facebook.com/gifrugis
Twitter: @gi_frugis

Beijinhos,
Gi